Materialidade

Você já sabe qual é o papel da sua empresa no contexto da sustentabilidade?

A resposta está na sua materialidade!

Um dos principais desafios para a gestão da sustentabilidade é a identificação e priorização dos seus temas materiais. Isso depende de vários fatores, que vão desde uma boa gestão de stakeholders até uma análise aprofundada sobre cada tema material.
Mas o resultado é certeiro: o processo de avaliação de materialidade possibilita maior assertividade na gestão de riscos e na geração de valor da organização por meio de suas estratégias.

Que tal começar sua jornada pela Sustentabilidade com nosso time?

Você já sabe como engajar seus stakeholders e identificar a materialidade do seu negócio?

As exigências pela adoção de ações integradas em prol da vida planetária nas mais diferentes organizações têm sido crescentes. Neste contexto, a incorporação de estratégias ambientais e sociais pelas organizações ganha cada vez mais importância e o fortalecimento de suas estruturas de governança se torna essencial para que as empresas possam se manter resilientes e competitivas em um mundo em constante transformação.

Identificar os temas materiais e a materialidade das organizações se tornou uma exigência pelos mais reconhecidos frameworks para a gestão ESG e deve ser observada caso a caso. O engajamento com stakeholders é essencial no contexto da dupla materialidade e pode contribuir para a maior assertividade na gestão de riscos e da sustentabilidade, agregando maior valor às atividades de sua empresa.

Por se tratar de uma abordagem específica à realidade de cada organização, o tempo de trabalho pode variar de empresa a empresa. Para tanto, é necessário realizar um dimensionamento prévio do trabalho.

Conheça nossas soluções de Materialidade e entre em contato para maiores informações:

  • Diagnóstico e Avaliação de Materialidade
  • Estudo de Contexto
  • Elaboração de Estratégias de Engajamento com Stakeholder
  • Planejamento e Estruturação da Gestão de Stakeholders
  • Identificação de Temas Materiais
  • Benchmarking Setorial
  • Mapeamento da Percepção de Stakeholders
  • Análise de Correlação entre Temas Materiais
  • Avaliação de Impacto dos Temas Materiais
  • Avaliação de Importância dos Temas Materiais para Criação de Valor
  • Construção da Matriz de Materialidade (Priorização de Temas Materiais)
  • Construção do Relatório de Sustentabilidade

As abordagens ESG podem ser tratadas em um escopo amplo (considerando todas as dimensões do ESG, como em escopos mais específicos. Seguindo padrões e metodologias internacionalmente reconhecidas, algumas de nossas propostas podem incluir abordagens multistakeholder e de engajamento das partes.

Especialista RESPONSÁVEL

aNDRÉ M. CALDERAN

É Mestre em Ciências Ambientais e Especialista em Gestão e Tecnologias da Sustentabilidade. Atua como professor e palestrante no tema da Avaliação de Materialidade.
Possui estudos sobre ESG que são referência no Brasil e sua metodologia de Avaliação de Materialidade já foi validada e premiada por grandes nomes da área.